Ametropía na qual se verifica diferente refracção nos principais meridianos do globo ocular.
Medição do campo visual e dos seus defeitos.
Opacidade parcial ou total do cristalino que diminui a acuidade visual.
A Diabetes no olho pode causar uma perda substancial da visão, principalmente em idades avançadas.
Anomalia da visão binocular, caracterizada por um desvio tal num dos olhos, que não permite um cruzamento dos eixos visuais no ponto de fixação.
Procedimento efectuado por um optometrista credenciado, que permite avaliar a acuidade visual, problemas de focagem óptica, bem como a saúde dos seus olhos. Temos ao seu dispor exames de despistagem ou completos.
Erro de refracção no qual os raios provenientes do infinito convergem num ponto posterior ao plano da retina, quando o olho se encontra em repouso.
Cápsula fina, curva e transparente, que se adapta sobre a córnea para corrigir geralmente um defeito de refracção ocular.
Lente de contacto de padrão opaco, aí desenhado. Destina-se a mudar a aparência do olho.
Erro de refracção, no qual os raios provenientes do infinito convergem num ponto anterior ao plano da retina, quando o olho se encontra em repouso.
Especialidade da Medicina que se ocupa dos cuidados, médicos e cirúrgicos do olho e dos seus anexos.
Ramo da Física que estuda os fenómenos relacionados com a luz e sistemas ópticos.
Ciência que estuda o estado refractivo do olho, anomalias oculares, determinação de correcções ópticas, selecção e adaptação dessas ajudas, por fim, preservar uma boa função visual.
Erro refractivo involuntário, que se manifesta por volta dos 40 anos, o qual resulta do afastamento do ponto próximo, provocando dificuldades na visão de perto.
Raios de luz invisíveis a olho nu, mas presentes na atmosfera terrestre. Contendo elevada energia, podem causar danos ao corpo humano. A nível visual, podem ser extremamente perigosos, recomendando-se o uso de óculos de sol para sua protecção.
Existem diversos motivos que podem originar uma incapacidade ou limitação na visão. Entre esses, alguns podem ser corrigidos, através do treino visual, tais como, o mau funcionamento dos músculos oculares, padrões mentais equivocados e viciados, super-estímulos de outros órgãos sensoriais em detrimento dos olhos. Deste modo, a terapia ou treino visual dispõe de diversos procedimentos para a correcção desta disfunções visuais, neurofisiológicas ou neuro-sensoriais.